Análise do filme O Lar das Crianças Peculiares de Tim Burton

Análise do filme O Lar das Crianças Peculiares de Tim Burton

Por Carla Weisz

Este filme é baseado em um dos livros mais lidos do mundo chamado Orfanato da Sta. Peregrini para Crianças Peculiares.

O livro, foi eleito uma das 100 obras mais importantes da literatura jovem de todos os tempos, com milhões de cópias vendidas em todo o mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas.

Primeiramente, é muito legal ver a bela relação entre avô e neto, cheia de cumplicidade e amor. Mas o que o filme mostra ao longo da história é que todos temos talentos e nascemos com um dom divino (independente da religião) que no filme é concedido a um grupo de crianças que precisam se esconder do vilão justamente por suas peculiaridades. Assim como na vida real, todos nós nascemos com uma peculiaridade ou um talento (até mais de um) e que pertence a cada um de nós, indivíduos, únicos, onde cada um reage ao mundo de uma forma.

O personagem principal, Jake, demora muito para descobrir que também tem uma peculiaridade, assim como muitos de nós demoramos para descobrir nossos talentos ou muitas vezes passamos uma vida achando que nada temos de especial. Diferente das crianças que vivem com a Srta. Peregrini que sempre souberam de suas peculiaridades e justamente por isto, precisavam se proteger.

Na vida real isto também acontece, algumas pessoas se acham diferente do dito “padrão” e muitas vezes nossa sociedade preconceituosa potencializa isto, assim elas sentem que não se encaixam, pode ser por falta de coragem ou de estimulo. Todos somos diferentes, únicos e temos talentos que, ao desenvolvermos, com a prática, a técnica e o conhecimento, podemos torna-lo um ponto forte e profissionais excepcionais.

Outro ponto interessante desta história é que o personagem principal, Jake, assume a liderança do grupo para poder protegê-los e assim salvar a Srta Peregrini que foi capturada pelos vilões da história. As crianças eram super protegidas e viviam escondidas, mas Jake as leva para uma aventura, tirando-as de sua zona de conforto na tentativa de salvar a Srta Peregrini e com isto, eles descobrem sua força interior. Curiosamente, mesmo com suas peculiaridades – uma menina tem a força de dez homens, o outro é invisível, uma criança domina o ar, uma tem a boca enorme atrás da cabeça, um consegue dar vida aos brinquedos, uma jovem tem mãos de fogo, um menino tem abelhas dentro dele, os gêmeos transformam em pedra pessoas que olham para eles – e mesmo com tantos talentos, estas crianças do orfanato não se achavam capaz de enfrentar os vilões, mas Jake ajudou para que elas descobrissem sua coragem.

Ao final do filme, Jake entra num conflito interno pois ao mesmo tempo que deseja retornar para ver o avô, gostaria de continuar protegendo as crianças até a Srta Peregrini melhorar pois tinha sido machucada pelos vilões. Mas Emma (uma das personagens principais) encoraja Jake para retornar para sua casa e diz: “Não precisamos que você nos faça sentir seguros porque você nos fez sentir corajosos”.

Jake fez como grandes líderes fazem, inspiram pessoas para elas lutarem, trabalharem por seus sonhos descobrindo a si próprias. Um grande líder, comunica para as pessoas porque ele faz o que faz e pessoas que acreditam nas mesmas causas, seguem o líder, não apenas pelo líder, mas por elas mesmas. Assim fez o nosso jovem herói nesta história emocionante onde os personagens aparentemente estranhos e assustadores, são doces, alegres e gostam de brincar, assim como toda criança.

Assim como os personagens desta história, devemos nos concentrar em nossos talentos, torna-los um ponto forte e encontrar meios de administrar nossas fraquezas. E pra encerrar, a diferença entre um chefe medíocre e um líder excepcional pode estar justamente em pequenas atitudes na direção de defender e proteger suas equipes.

Como disse o filósofo Baruch Spinoza “ser o que somos, e nos tornarmos o que somos capazes de nos tornar, é o único objetivo da vida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

OFERTA ESPECIAL - O DONO DA HISTÓRIA

COLOQUE SEU E-MAIL
E FAÇA O DOWNLOAD!

1. PRÓLOGO E PRIMEIRO CAPITULO DO LIVRO E DONO DA HISTÓRIA.
2. GUIA DE DICAS PARA ELABORAR SEU CURRÍCULO E SE RECOLOCAR NO MERCADO!
BAIXAR AGORA!